Prevenção de problemas bucais
O acúmulo de bactérias presente na placa bacteriana, é a principal causa da cárie e a inflamação da gengiva ao redor dos dentes (gengivite) e implantes (mucosite).
A prevenção das manifestações iniciais de doenças como gengivite e mucosite, pode também apresentar um efeito positivo na prevenção da cárie e das formas mais avançadas da doença periodontal, a periodontite, e da que acomete os implantes, a perimplantite.
Apesar da importância de uma boa higiene ser divulgada como uma forma capaz de prevenir as principais doenças da cavidade bucal, muitas pessoas ainda possuem dificuldades em manter um padrão de higiene capaz de evitar doenças como cárie, gengivite, periodontite, mucosite e perimplantite.
Os obstáculos para uma boa higiene podem envolver os seguintes aspectos:
⁃ falta de compreensão dos fatores que causam as doenças que acometem os dentes, gengivas e implantes.
⁃ falta de recurso adequado para a higiene dental, principalmente, do uso combinado da escova de dente e do fio dental.
⁃ escovar os dentes uma única vez ao dia.
⁃ não usar o fio dental todos os dias.
⁃ escovar os dentes muito rápido, ou seja, durante pouco tempo.
⁃ não saber como usar corretamente a escova e/ou do fio dental, o que muitas vezes requer destreza, orientação, supervisão e treinamento.
⁃ falta de atenção plena ao higienizar os dentes e os implantes.
Uma vez que o biofilme dental não é o único fator responsável por estas doenças, a mudança de hábito muito vezes vai além dos hábitos de higiene dental.
O controle de outros fatores, como por exemplo, o hábito de fumar, diabetes e dieta, também precisa ser considerado para que as estratégias de prevenção das principais doenças que acometem a cavidade bucal sejam de fato efetivas.
Apesar da prevenção ser a melhor estratégia de tratamento, nem sempre é uma medida simples. Procure sempre um dentista e um Periodontista para uma orientação preventiva adequada e individualizada.
Fonte: Sociedade Brasileira de Periodontia